PCMG deflagra operação Infravermelho em Patos de Minas

Nesta quinta-feira (24/10), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou a operação Infravermelho, destinada a desarticular uma quadrilha envolvida em fraudes relacionadas à emissão de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) em Patos de Minas, no Alto Paranaíba.

O grupo criminoso oferecia uma “facilitação” enganosa para a obtenção do documento, utilizando indevidamente o nome da Polícia Civil e da Coordenação Estadual de Trânsito (CET) para ganhar a confiança de suas vítimas, principalmente pessoas humildes e idosas da região.

Liderados por um ex-proprietário de autoescola, os suspeitos prometiam emitir as carteiras sem que os clientes precisassem cumprir os procedimentos legais exigidos pela CET, como exames teóricos e práticos. Para fortalecer a farsa, os suspeitos se passavam por servidores públicos, criando a ilusão de um esquema de corrupção interna.

Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em cinco locais, sendo que dois dos alvos possuíam mandados de prisão preventiva. A ação envolveu 17 policiais civis.

As investigações indicam que o grupo atuava há anos, captando vítimas com promessas de entrega rápida e ilegal das CNHs. Os clientes pagavam cerca de R$ 6 mil como entrada, mas, após a negociação, eram constantemente enganados com desculpas e nunca recebiam o documento prometido.

“Essa ação, coordenada pela Polícia Civil, reafirma o compromisso da instituição em proteger os cidadãos e combater o uso indevido do nome da PCMG em atividades ilícitas. Todos os envolvidos enfrentarão acusações de estelionato, falsidade ideológica e associação criminosa”, adiantou o delegado Érico Henrique Resende Rodovalho.

Infravermelho

O nome da operação foi escolhido para simbolizar a minúcia das investigações. Assim como a tecnologia infravermelha permite ver além do que é visível a olho nu, a operação policial explorou cada etapa do esquema, visando identificar possíveis intenções de corrupção no processo de obtenção da CNH.

PCMG

Veja Também

Direitos Humanos apura denúncia de tortura policial em Uberaba

Moradores do município teriam sido agredidos após participarem de reunião com o Movimento dos Trabalhadores …